Imagem capa - Os desafios de um fotografo de casamento  por Studio 3 Fotografia

Os desafios de um fotografo de casamento


É muito comum que pensem que a vida de um fotógrafo de casamento é fácil. Podem dizer que depois de alguns casamentos, ele já conheça a ordem da cerimônia e o roteiro da festa e então, ele fica em uma zona de conforto muito grande.

Mas nenhum casamento é igual. Cada evento é único porque ele é feito de pessoas. Cada noivo e noiva transformam o seu casamento em algo completamente diferente de algo já realizado antes pois a cerimônia e a festa refletem suas escolhas. Ser um fotógrafo de casamento envolve sim, muitos desafios. Afinal de contas, registrar a emoção de um dia tão especial na vida de um casal, não é simples.

Ainda mais para profissionais que realizam esse tipo de trabalho com extrema dedicação, uma vez que fotografias de casamento representam muito mais do que imagens, mas sentimentos que se transformam em eternas lembranças.

Por isso, se você está planejando o seu casamento e pretende contratar um bom fotógrafo para fazer os registros desse evento, continue lendo esse post e entenda alguns desafios que esse profissional precisa encarar para entregar resultados compatíveis com as expectativas do casal.

Conhecendo melhor a rotina desse profissional em um evento como esse, você poderá compreender a importância de ter um fotógrafo de confiança.



Principais desafios enfrentados por um fotógrafo de casamento

 

Além de registrar momentos desde o making-off até a partida do casal para a lua de mel, um fotógrafo de casamento também se depara com os imprevistos que podem acontecer em qualquer evento (chuva em um espaço aberto, por exemplo). E para tirar o melhor resultado dessas situações é preciso estar preparado. Na cerimônia o padre nos alerta que os noivos irão se beijar com a frase “pode beijar a noiva”, todo mundo espera o buquê ser jogado... mas aquela lágrima que cai após um abraço apertado com os familiares, cai sem avisar. É preciso estar atendo e envolvido com o evento e suas eventualidades, mas sem dúvida, é preciso estar atendo às pessoas.

Selecionamos alguns desafios para compartilhar com vocês. Confira!


Encontrar o melhor ângulo para a foto

Para que a imagem consiga captar toda a essência do momento ou de quem está sendo fotografado, é importante buscar o ângulo certo, ou seja, aquele ponto onde é possível registrar o máximo de informações, sem perder o foco e iluminação. E, para isso, é preciso técnica e estudo.

Agora, como fazer isso em meio a tantos convidados, com um fluxo frenético e em um espaço muitas vezes desfavorável? Parece algo difícil de imaginar, não é mesmo? Mas, está é uma realidade que todo fotógrafo de casamento está habituado a lidar.

E para isso, utilizam ferramentas top de linha e sua experiência para retratar cada momento com o máximo de qualidade e profissionalismo possível.

Como resultado, fotos bem enquadradas conseguem retratar toda a alegria, beleza e dinamismo que um casamento apresenta.



Perfil dos noivos

É comum se deparar com noivos com personalidades distintas. Às vezes, a noiva está pronta para fotografar, mas o noivo é extremamente tímido e não consegue sequer olhar para a câmera.

Este é um desafio para qualquer profissional da área, pois envolve muito mais do que conhecimento técnico. Nesse caso, é preciso contar também com o fator sensibilidade para entender essas diferenças e oferecer uma relação descontraída para que o trabalho se desenvolva com sucesso.

Aqui no Studio3, buscamos fazer uma reunião para conhecer o casal, ouvir a história deles, conhecer a personalidade e expectativas de cada um. E nós nos apresentamos também. O casal precisa se identificar conosco e com nossos valores para que confiem em nós e nos deem a honra de participar de forma tão marcante na vida deles.

Essa sintonia faz toda diferença.


Cenário do casamento

Em um casamento a dinâmica é muito rápida! Existem muitas pessoas para se fotografar, e o cenário muda conforme o roteiro da festa, muda a luz, muda o enquadramento e fazer a combinação perfeita dessas variáveis de forma ágil, se mostra um grande desafio.

Afinal de contas, para que uma fotografia desse tipo consiga expressar tudo o que esse momento representa, é necessário saber relacionar esses elementos muito bem na hora do flash final.

O fotógrafo deve estudar o local do evento para se preparar em relação ao melhor cenário de fundo, espaço e luminosidade. Além disso, ele normalmente leva mais de uma câmera, cada uma programada para um tipo de foto, para tirar o melhor resultado dos momentos rápidos e únicos que acontecem na festa.


Conclusão

Além destes, um fotógrafo de casamento também precisa lidar com outros fatores limitantes como prazos curtos, edições complicadas e tudo mais que envolve o processo de registro de imagens.

Mas entenda que ao escolher um fotógrafo para o seu casamento, o valor do investimento não deve ser o único ponto a ser considerado, mas, principalmente, o resultado final do serviço, já que estas serão as recordações que o casal, bem como familiares, terão eternizadas por gerações. Conheça o portfólio do profissional que você está contratando e faça uma reunião de alinhamento. Isso já irá garantir boa parte do caminho para resultado positivo em relação as fotos.

Gostou do post? Então curte e compartilha com outras pessoas !